Apesar dos apelo das fontes chaveadas tais como baixo custo, tamanho pequeno e boa capacidade de corrente, as fontes lineares ainda têm um espaço garantido no shack dos radioamadores (eu tambem tenho uma !)

E porque isso ? Simples, confiabilidade !

Muitos ainda não estão confiantes nas fontes chaveadas e sendo honesto, no quesito emissão de ruído (RFI) as fontes lineares ganham de lavada, principalmente em frequências baixas ( 160 e 80 metros) . O problema é que muitos montam fontes, mas poucos estudam o circuito que vai ser montado, ou acreditam em circuitos reguladores milagrosos (7812, LM317, etc ) que não tem as características necessárias a uma boa fonte, ou então não tomam os devidos cuidados !

Particularmente prefiro utilizar um circuito integrado regulador muito conhecido sendo que este regulador ainda é utilizado nos projetos de fontes de equipamentos militares, devido a sua confiabilidade e características!

Trata-se do conhecido 723. Mas não adianta um ótimo regulador se o resto do circuito não for bem dimensionado. Dessa forma coloco a disposição um circuito de fonte linear que, se montado a risca, poderá ser utilizada em situações críticas (full-time / full-power) com excelentes características de regulação, baixo ripple e segurança.

Segue abaixo o esquema, que foi baseado no esquema constante no Solid State Power Supply for Radio Amateur:



Em uma rápida olhada nada de especial tem este circuito, mas a diferença está nos detalhes. São eles:

1 - Transformador. Ninguem faz mágica e não existe almoço gratis. Transformador barato é sinonimo de transformador vagabundo. O trafo é o coração de uma fonte linear. Não adianta transistores de 60 A se o trafo só consegue entregar 15 A. Adquira pronto ou mande enrolar um trafo com as seguintes características:

Primário 110/220, secundário 18V - 25A ( ou mais) . Chapa GO (grão orientado)

2 - Utilize diodos retificadores de alta corrente para D1 a D4. Preferencialmente não utilize pontes retificadoras. No mercado existem pontes retificadoras que possuem capacidade para 35A (está escrito no invólucro) mas que não suportam 20 A contínuos. Para D1 a D4 voce pode utilizar diodos Semikron ou mesmo diodos utilizados em alternadores de carro

3 - Fonte boa precisa de capacitores eletrolíticos sim ! Para uma fonte de 20Amp. utilize - no mínimo - 30.000 uF

4 - Se possível utilize o regulador 723 com encapsulamento metálico, pois ele é mais imune a RF. No caso da fonte ser utilizada em transmissores VHF com potência elevada ou lineares de VHF/UHF, recomenda-se que o 723 seja alimentado com um transformador separado. Monte o circuito da forma como está mostrado no esquema, mas ao invés de ligar os diodos D5 e D6 ao trafo principal, ligue-os a um trafo com as mesmas tensões do trafo principal, mas com uma corrente máxima de 500 mA . Faça aqui o download do Datasheet do 723.

5 - Um detalhe MUIIIITO importante: o pino correspondente -V ( que é o GND do regulador) deve ser ligado ao terminal negativo dos capacitores eletrolíticos C2 e C3 com um fio grosso, 1,5 ou 2 mm2 , e que seja o mais curto possível. Não deixe este fio fazendo um tour por dentro da caixa da fonte ! A não realização deste pequeno procedimento lhe dará uma dor de cabeça muito grande: aparecimemto de um tipo de ruído chamado: ruído de modo comum, que nenhum capacitor eletrolítico ira sanar. Muitas fontes comerciais pecam por não tomarem este cuidado.

6 - Q1 apesar de no circuito parecer ser um transistor comum, na verdade trata-se de um transistor darlington TIP 120.

7 - Os resistores Rx que estão em série com o emissor dos transistores Q2 e Q3 devem ter algo próximo de 0,33 ohms , com 10W .

8 - Os transistores Q2 e Q3 - MJ802 - tambem são muito importantes e sua escolha deve ser bem feita. Muitas fontes utilizam 4 (ou mais) transistores 2N3055 em paralelo pois esse transistor tem um custo bem baixo . Mas ao se colocar tantos transitores em paralelo temos problemas de dissipasão desigual e se um deles entrar em curto, toda a fonte fica comprometida. O MJ802 é um transistor que tem um custo relativamente pequeno e boas características (Pot = 200W , Ic = 30A, Vceo = 90V, Vcbo = 100V, Hfe min = 25). Outros transistores com características semelhantes . Cuidado com a procedência dos transistores pois as falsificações estão correndo soltas. O MJ802 legítimo tem a cor azul no isolamento dos terminais B e E.

9 - Por último, o SCR D9. Este é um típico circuito do tipo Crowbar. Coloque o SCR D9 no circuito somente após o término da montagem, com a fonte já ajustada . D9 pode ser qualquer SCR de alta corrente do tipo TIC116 ou TIC 126, mas como a corrente desses SCR´s é de apenas 12 A, minha recomendação é que sejam colocados 2 SCR´s em paralelo. Caso se encontre algum SCR com uma corrente superior a 25 A aí sim ele pode ser instalado sozinho.

Fonte: PY2NFE- Ron